quinta-feira, junho 07, 2007

Preconceitos / Especismo

"Nós precisamos de um conceito mais novo, sábio, e talvez mais místico dos animais. Longe da natureza e vivendo através de artifícios complicados, o homem da civilização vigia as criaturas através do vidro do seu conhecimento e vê, portanto, os detalhes de uma pena, mas uma imagem geral distorcida."
Acho que isso não acontece somente com a visão que temos dos animais, mas também com a visão que temos do mundo. Se enxergamos um detalhe, não conseguimos olhar o todo. Se temos uma visão geral, não conseguimos ver os detalhes. Analisar as situações no geral e em detalhes é importante para que saibamos o que fazer, como fazer e quando fazer para ultrapssar os obstáculos que aparecem em nosso caminho.

"Nós os patronizamos por serem incompletos, por seu trágico destino de terem se formado tão abaixo de nós. E nisto nós erramos gravemente. Pois os animais não podem ser avaliados pelo homem."
Nem o homem pode ser avaliado pelo próprio homem. Não temos o direito de julgar. Não sabemos o que passa dentro da mente dos outros. Não estamos com a pessoa 24 horas para saber o que está acontecendo com ela. Não podemos dizer se alguém está certo ou errado, pois as pessoas são diferentes, portanto pensam e acreditam em coisas diferentes. Quanto aos animais, na próxima citação vocês verão porque é tão errado coloca-los abaixo de nós.

"Num mundo mais velho e mais completo que o nosso eles se movem completos e confiantes, dotados com extensões dos sentidos que nós perdemos ou nunca possuímos, guiando-se por vozes que nós nunca ouviremos."
Livre das preocupações materiais, os animais tem a mente aberta para ouvir, e sentir, a "Mãe Natureza". Estão muitos mais conectados com o Sagrado do que nós. A pureza, que entre nós só é encontrada numa criança, está presente neles inclusive quando adultos. Por isso é errado julgarmos os animais como seres inferiores a nós.

"Eles não são irmãos, eles não são lacaios. Eles são outras nações, presos conosco nesta vida e neste tempo, prisioneiros do esplendor e trabalho da terra".

Esse texto peguei no filme "Earthlings" (Terráqueos). Neste mesmo filme mostra outra citação deste autor onde ele compara as atitudes do homem contra o animal com o nazismo. E, sinceramente, concordo com ele. Assim como tratamos os animais como seres inferiores, Hitler e seu exército faziam a mesma coisa com os Judeus.
Infelizmente esse mesmo preconceito também existe dentro do Paganismo. Alguns se julgando melhores que outros. Ao contrário do que aconteceu durante o holocausto e do que acontece com os animais, o preconceito dentro do mundo Pagão não utiliza violência física, mas violência psicológica. Pessoas que julgam os outros sem conhece-los pessoalmente, ridicularizando seus textos sem que a "vítima" tenha o direito de defesa. Muitos são ridicularizados apenas por ter uma dúvida.
Desculpa, mas isso não é a atitude de um Pagão.
Um Pagão respeita o próximo porque sabe que os Deuses também estão dentro do outro, assim como estão dentro dele.

Namastê!

* Citações - "The Outermost House" - Henry Beston

0 comentários: