quarta-feira, junho 13, 2007

Loucos... Todos somos um pouco...

"... todos nós, e com muita freqüência, somos quase dementes, apenas com a diferença de que os doentes estão um pouco mais loucos do que nós, porque, repare, é preciso distinguir. Mas é uma verdade que não existe o homem normal, de maneira nenhuma; talvez entre dezenas, e pode até ser entre centenas de milhares, apenas se encontre um, e, ainda assim, um exemplar bastante fraco."

(Fiódor Mikháilovich Dostoiévski)

quinta-feira, junho 07, 2007

Dança da Solidão - Marisa Monte

Solidão é lava que cobre tudo
Amargura em minha boca
Sorri seus dentes de chumbo
Solidão palavra cavada no coração
Resignado e mudo
No compasso da desilusão

Desilusão, desilusão
Danço eu dança você
Na dança da solidão

Caméllia ficou viúva, Joana se apaixonou
Maria tentou a morte, por causa do seu amor
Meu pai sempre me dizia, meu filho tome cuidado
Quando eu penso no futuro, não esqueço o meu passado

Quando vem a madrugada, meu pensamento vagueia
Corro os dedos na viola, contemplando a lua cheia
Apesar de tudo existe, uma fonte de água pura
Quem beber daquela água não terá mais amargura.

(Composição: Paulinho da Viola)

Quem somos nós? - Frases

Essas frases tirei do filme "Quem somos nós?".
Elas nos fazem pensar um pouco sobre o que realmente somos, o que é real, e como podemos transformar as coisas ao nosso redor.

  • No início era o nada, fervilhando de infinitas possibilidades, das quais você era uma delas.
  • Então, como você pode continuar a ver o mundo como uma realidade se o ser que determina essa realidade é intangível?
  • O materialismo moderno priva as pessoas da necessidade de se sentirem responsáveis.
  • O verdadeiro truque para a vida não é ficar no conhecido, é ficar no misterioso.
  • Neste infinito mar de potenciais que existe ao nosso redor, como podemos continuar recriando as mesmas realidades?
  • (A nova ciência) Diz que o que acontece dentro de nós criará o que acontece fora de nós.
  • E a verdade é que o cérebro não sabe a diferença entre o que ele vê em seu meio ambiente e aquilo que ele lembra.
  • Nós criamos a realidade. Somos máquinas de produzir realidade. Criamos os efeitos da realidade o tempo todo.
  • As coisas não são criadas por outras coisas, mas por idéias, conceitos, informações.
  • Vocês realmente pecisam reconhecer que até mesmo o mundo material que nos rodeia, as cadeiras, as mesas, as salas, o tapete, a câmera inclusive, todos eles não são nada além de possíveis movimentos de consciência. E, a cada momento, estou escolhendo entre esses movimentos para manifestar minha experiência atual. (...) Então, ao invés de pensar em coisas, deve pensar em possibilidades. Todas são possibilidades da nossa consciência.
  • Quando você pensa em coisas, você torna a realidade mais concreta do que ela é.
  • (...) Se não consegue controlar seu estado emocional, é porque está viciado nele.
  • Então, como alguém pode realmente estar apaixonado por uma pessoa específica? Por exemplo. Você só está apaixonado pela expectativa das emoções nas quais é viciado.
  • Nós somos as emoções, e as emoções somos nós. Repetindo, eu não posso separar as emoções.
  • As emoções não são ruins. Elas são a vida. Elas dão cor à riqueza de nossa experiência. Nosso vício é que é o problema.
  • (Pessoas) Estão tão hipnotizadas por esse ambiente, através da mídia, através da televisão, através das pessoas que criam ideais nos quais todo mundo luta para se transformar, e ninguém realmente consegue, em termos de aparência física e definições de beleza e valor, todas elas ilusórias, que a maioria se rende e vive sua vida na mediocridade. As pessoas podem viver essa vida, mas as almas, não.
  • Este é o único planeta habitado da Via Láctea que está afundado em enorme subjugação religiosa. Sabe por quê? Porque as pessoas estabeleceram o certo e o errado.
  • A única maneira de me sentir bem comigo mesma não é o que eu faço para meu corpo, mas o que faço para minha mente.

E os índios estavam certos...

"Depois de 500 anos os brancos querem tudo o que os índios tinham: rio limpo, ar puro e muita árvore. É sinal de que o índio estava certo ..."
Anônimo

Preconceitos / Especismo

"Nós precisamos de um conceito mais novo, sábio, e talvez mais místico dos animais. Longe da natureza e vivendo através de artifícios complicados, o homem da civilização vigia as criaturas através do vidro do seu conhecimento e vê, portanto, os detalhes de uma pena, mas uma imagem geral distorcida."
Acho que isso não acontece somente com a visão que temos dos animais, mas também com a visão que temos do mundo. Se enxergamos um detalhe, não conseguimos olhar o todo. Se temos uma visão geral, não conseguimos ver os detalhes. Analisar as situações no geral e em detalhes é importante para que saibamos o que fazer, como fazer e quando fazer para ultrapssar os obstáculos que aparecem em nosso caminho.

"Nós os patronizamos por serem incompletos, por seu trágico destino de terem se formado tão abaixo de nós. E nisto nós erramos gravemente. Pois os animais não podem ser avaliados pelo homem."
Nem o homem pode ser avaliado pelo próprio homem. Não temos o direito de julgar. Não sabemos o que passa dentro da mente dos outros. Não estamos com a pessoa 24 horas para saber o que está acontecendo com ela. Não podemos dizer se alguém está certo ou errado, pois as pessoas são diferentes, portanto pensam e acreditam em coisas diferentes. Quanto aos animais, na próxima citação vocês verão porque é tão errado coloca-los abaixo de nós.

"Num mundo mais velho e mais completo que o nosso eles se movem completos e confiantes, dotados com extensões dos sentidos que nós perdemos ou nunca possuímos, guiando-se por vozes que nós nunca ouviremos."
Livre das preocupações materiais, os animais tem a mente aberta para ouvir, e sentir, a "Mãe Natureza". Estão muitos mais conectados com o Sagrado do que nós. A pureza, que entre nós só é encontrada numa criança, está presente neles inclusive quando adultos. Por isso é errado julgarmos os animais como seres inferiores a nós.

"Eles não são irmãos, eles não são lacaios. Eles são outras nações, presos conosco nesta vida e neste tempo, prisioneiros do esplendor e trabalho da terra".

Esse texto peguei no filme "Earthlings" (Terráqueos). Neste mesmo filme mostra outra citação deste autor onde ele compara as atitudes do homem contra o animal com o nazismo. E, sinceramente, concordo com ele. Assim como tratamos os animais como seres inferiores, Hitler e seu exército faziam a mesma coisa com os Judeus.
Infelizmente esse mesmo preconceito também existe dentro do Paganismo. Alguns se julgando melhores que outros. Ao contrário do que aconteceu durante o holocausto e do que acontece com os animais, o preconceito dentro do mundo Pagão não utiliza violência física, mas violência psicológica. Pessoas que julgam os outros sem conhece-los pessoalmente, ridicularizando seus textos sem que a "vítima" tenha o direito de defesa. Muitos são ridicularizados apenas por ter uma dúvida.
Desculpa, mas isso não é a atitude de um Pagão.
Um Pagão respeita o próximo porque sabe que os Deuses também estão dentro do outro, assim como estão dentro dele.

Namastê!

* Citações - "The Outermost House" - Henry Beston

Vazio

Assim...
Vazio...
Nada ocupando um espaço...
O nada ocupando o todo
Vácuo emocional...
Ausência de sentimentos...

Não adianta gritar
O som não se propaga no vácuo...

Natureza e dinheiro... Até onde vai a ambição do homem?

"Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí, sim, eles verão que dinheiro não se come".
(Chefe Sioux)

Pois é... Até onde vai a ambição do homem?

Mais uma mensagem sobre a Natureza...

Hoje a tarde eu comprei um livrinho que o pessoal do Templo Hare Krishna estava vendendo no centro da cidade, durante um evento.Sabe quando você pega um livro e pensa "vou abrir em qualquer página e ler a primeira coisa que me chamar a atenção".Então... Fiz isso com esse livrinho, e olha a mensagem que li:

"Kuntidevi diz que ime jana-padãh svrddhãh supakkausadhi-vi-rudhah: 'Os cereais são abundantes, as árvores cheias de frutas, os rios fluem, as montanhas estão cheias de minerais e o oceano repleto de riquezas'. Que mais se pode desejar? A concha produz as pérolas, e outrora as pessoas decoravam-se com pérolas, pedras preciosas, seda, ouro e prata. Mas onde estão essas coisas agora? Hoje em dia, com o avanço da civilização, há muitas moças bonitas que não tem ornamentos de ouro, pérolas ou jóias, mas apenas bijuterias plásticas. Qual é então, a utilidade de indústrias e matadouros?"

Livro: Vida Simples, Pensamento ElevadoAutor: Swami Prabhupãda (Ãcãrya-fundador da Sociedade Internacional da Consciência de Krishna)

Dias Melhores

“Vivemos esperando o dia em que seremos melhores
Melhores na dor, melhores no amor
Melhores em tudo”

Estou há dois dias com essa música na cabeça...
Estava pensando nessa letra e notei uma verdade.
Estamos sempre esperando pelo “dia melhor”, mas será que esse dia não é hoje?
Amanhã sempre seremos melhores que hoje, porém hoje somos melhores que ontem.
Ou seja, todos os dias da nossa vida são “dias melhores”...

“Dias melhores pra sempre!”
(Dias Melhores – Jota Quest)

quarta-feira, junho 06, 2007

Mudanças

Como a maioria já sabe, estou deletando muitas coisas que eu tinha na internet.
Por quê?
Não sei explicar bem ao certo...
Talvez seja hora de "reformular" minha vida, fazer alguns sacrifícios...
E entre eles está não expor tanto minha vida como eu estava fazendo ultimamente.
Não tive nenhum problema com ninguém, nem com nada...
Simplesmente senti vontade de ficar quietinha no meu canto... ehehehehe

Neste final de semana pretendo passar para cá alguns posts que fiz no multiply, para não perdê-los.

Bom... É isso...

Até depois!!!

Beijosss