domingo, janeiro 06, 2008

A Temperança

Confesso que este arcano ainda é um pouco desconhecido para mim, mas como esta foi a lâmina da minha última Lua Cheia, decidi tentar decifra-la um pouco mais.
Quando vejo essa carta, me vem à cabeça a palavra EQUILÍBRIO. A água sendo distribuída entre duas jarras para que nenhuma delas fique com mais, ou com menos, sendo que a água não se interrompe, ligando os dois lados, mostrando que, mesmo que cada jarra seja o oposto da outra, elas devem sempre estar “conectadas”, nunca separadas. Outra questão que também me faz pensar desta forma é o fato da “pessoa”, na imagem, estar com um pé sobre a água (sentimentos, emoção) e o outro sobre a terra (razão).
Porém li que esta lâmina também pode significar que está na hora de uma mudança de rumo, é o momento de deixar a água fluir, redirecionando os acontecimentos.
No tarot mitológico essa carta é representada por Íris, a mensageira de Hera (também conhecida como “a correspondente feminina de Hermes”), a guardiã do arco-íris, e uma das poucas Deusas que tem acesso ao mundo subterrâneo, onde Ela busca a água que é utilizada nos juramentos, e também nos benzimentos dos imortais contra as profecias malignas. Íris é aquela que traz para os homens as mensagens enviadas pelos Deuses.Ela é a bondade, mas também é aquela que atende aos pedidos de vingança de Hera. E é por isso que penso que esta carta fala bastante nos opostos, no equilíbrio entre eles.

1 comentários:

L.S. Alves disse...

Íris eu não conhecia. Se muito não me engano acho que nunca tinha ouvido falar nela.
Obrigado por compartilhar.
Um abraço.