terça-feira, maio 16, 2006

Bom, na última terça-feira iniciei um curso sobre Gnosis.
Estou gostando... O curso é bem interessante...
Eu já tinha iniciado este curso uma vez, há alguns anos, mas na época minha vida estava tão atribulada que não conseguia prestar atenção em nenhuma palavra dita pelo palestrante.
Agora, com minha vida bem mais calma, estou conseguindo entender o propósito da Gnosis.

Mas o que é Gnosis?

Gnosis vem do grego, significa conhecimento. Mas quando falamos do conhecimento gnóstico, não estamos falando de um conhecimento vindo de livros, e sim de um conhecimento obtido com o auto-conhecimento, com a observação de experiências vividas.

O tema da primeira palestra foram os três aspectos que se manifestam através do nosso corpo físico.

O primeiro seria a personalidade, que é um produto das influências sociais. Nós não nascemos com uma personalidade pronta. Ela é formada até os sete anos de idade, e tudo que acontece durante este período influencia na criação da personalidade de uma pessoa. A forma de agir de alguém já adulto depende muito dessas influências que teve durante sua infância.

O segundo aspecto é a essência, com a qual já nascemos. A essência é melhor desenvolvida entre os 3 e 5 anos de idade, após isso, ela precisa de carinho, amor, música, flores, harmonia (etc) para se desenvolver. Podemos definir a essência como sendo o cojunto de nossas virtudes, nossos dons.

O terceiro é o ego, que é conhecido de diversas formas pelo mundo: "os demônios vermelhos de Seth" (Egito), "Agregados Psíquicos" (Tibete)... e por aí vai. Para os Cristãos, o ego seria os sete pecados capitais. Podemos definir o ego como sendo um conjunto de nossos defeitos e vícios, que podem nos causar doenças físicas e psicológicas. Ou seja, o ego é o contrário da essência.

Um bom exemplo desses três aspectos em ação está nos desenhos animados, onde o personagem fica em dúvida sobre o que fazer mediante uma situação, e aparece um anjo e um diabo lhe dando conselhos, um em cada ouvido. O personagem seria a personalidade, a essência o anjo e o ego o diabo.

Assim como o ego pode "dominar" a personalidade de uma pessoa, é possível combatê-lo com nossa essência. Existe um exercício para isso chamado "Observador e Observado", que foi nos passado durante a palestra.
Vou copiá-lo aqui para quem tiver interesse em tentar lutar contra seus vícios e seus defeitos.

"Nos dividimos em duas partes, a essência como espectador e o ego como o ator sendo observado.
Em dado momento quando estamos atuando damos "psicologicamente" um passo atrás e vemos nossas reações internas e externas.
Em um dado instante fazemos esta prática e observamos o que nos vem a mente, que idéias, que reações físicas, estamos irados? Temos raiva de alguém? O que está acontecendo? QUEM está tendo essas idéias?"

Estou tentando fazer este exercício todas as vezes que noto uma atitude minha que pode me prejudicar ou prejudicar alguém.
Não é nada fácil, mas com o tempo você vai se acostumando a observar quais atitudes te levam a ter pensamentos negativos, quais situações te fazem "perder a cabeça", e você começa a encontrar formas de controlar esses sentimentos.

Hoje a palestra será sobre o despertar da consciência e a meditação.
Temas interessantes...
Talvez amanhã faça um resumo do que acontecer hoje.

1 comentários:

Anônimo disse...

Adorei seu blog, Dany!
Vou visitar sempre!
Super beijo!!!