sábado, maio 06, 2006


Estou lendo no momento o livro "O templo interior da bruxaria", de Christopher Penczak.
No primeiro capítulo ele trata dos vários significados da palavra "bruxa". Não só a origem como as diversas impressões que podemos ter ao ouvir/ler esta palavra.
Muitos, ao entrarem em contato com a palavra "bruxa" logo vem a mente uma pessoa velha, com um chapéu pontudo, um vestido preto, cheia de rugas na face e uma verruga na ponta do seu enorme nariz. Alguém que mora numa casa velha, longe da cidade, com seu gato preto e que adora fazer maldades com os outros. Além de imaginarem poções mágicas do tipo "uma asinha de morcego, uma perna de rã" ou então alguém que mata criancinhas para comê-las no jantar... Isso me lembra a vez que comprei meu caldeirão. Quando cheguei em casa, a primeira coisa que meu pai falou foi "então é aí que vocês fritam os sapos e cozinham as criancinhas?" hehehe...
Deixando de lado este "modelo" criado pelos contos infantis, vamos ao que interessa.
No final do primeiro capítulo do livro o autor nos incentiva a criar a nossa própria visão do que seria uma bruxa... Então, vamos lá...

O que é ser uma bruxa pra mim?

Nunca pensei que fosse tão difícil passar isso para um papel. Sei exatamente o que significa ser uma bruxa para mim, mas não sei como me expressar para passar o que penso para os outros. Mas, não custa tentar...
Uma bruxa, para mim, é uma pessoa comum, como todas as outras, mas ao mesmo tempo diferente. É uma pessoa sensível a tudo que acontece a sua volta. Alguém que está sempre atento aos sinais que a Natureza nos oferece. Que aprecia a chuva caindo no chão e o cheirinho de terra molhada; as ondas do mar vindo e voltando; a lua no céu; o sol que nos ilumina e aquece.
Uma bruxa não precisa fazer feitiços para ser considerada como tal, muitas nem sabem que são bruxas. Essas pessoas vivem da magia, mas talvez nem saibam o significado desta palavra. A magia delas é colocar ervas dentro de um pouco de água fervida para curar uma doença; de jogar ingredientes dentro de uma panela e tranformá-los num saboroso alimento; de plantar uma semente no quintal, ou num vaso, e cuidar dela até que esta semente cresça e se torne uma linda flor. E elas vivem tudo isso tão itensamente que acabam passando uma ótima energia aqueles que estão a sua volta.
Não há uma religião específica para as bruxas, porque a magia não tem religião. Ela acontece em todo lugar, seja rituando para os seus Deuses, seja orando dentro de uma Igreja. A magia está presente em tudo o que fazemos, independente daquilo que acreditamos.
Acredito que para ser uma bruxa, basta prestar atenção nesta magia que acontece a todo momento, e conseguir conduzir esta energia para um propósito, mesmo que isso seja um ato incosciente.
Sei que muitos não vão concordar com esta minha visão do que é ser uma bruxa, então, deixo a pergunta:

E, para você... O que é ser uma bruxa?

5 comentários:

Anônimo disse...

nossa, senti ateh um arrepio quando li o texto
muito bom ^^

Anônimo disse...

ser uma bruxa eh viver intensamente a cada momento e ter atitude e saber medir tudo oque faz.. e olhar pro mar e sentir toda a força que ele emana, e ficar horas simplesmente olhando a lua toda a beleza toda a luz que ela possui que ela representa...

ser uma bruxa eh viver em harmonia com a natureza...

beijos

Anônimo disse...

Nossa dany, ficou muito boa e de uma leveza maravilhosa. Viu, como é facil esrever o q é ser bruxa.

Para mim, é ser essa pessoa especial que somos...entendendo a td e a todos...sem descriminação se nada.É amar o nosso próximo e td que faz desse nosso mundo, tbm um lugar especial.
Bjs energizados de amizade para vc e todaos os bruxos.

Anônimo disse...

Ser "Bruxo", é entender a realidade como não sendo realidade, saber que hoje vc está aqui e amanhã pode não estar, viver intensamente, mas respeitar o espaço de cada um. Fazer com que a minha ligação com os "Cosmos", com a Deusa seja cada vez mais forte e presente para que as pessoa a minha volta também consigam fazer isso. É ser a Chama de uma vela na escuridão de nossa atual realidade!

Beijao!

Anônimo disse...

Puxa.. Muita gente é bruxo então e não sabe hehehehe
Eu não sei o que é ser bruxo, não tenho um conceito formado, mas me baseando na forma de pensamento de vocês, eu e mais um monte de gente é bruxo e não sabe hehehe

Abraços